A Comissão de Administração Pública realiza na quarta-feira (30) uma audiência pública para discutir as obras no Parque Água Branca e o tombamento do Cine Belas Artes. O encontro visa dar continuação aos debates iniciados em novembro de 2011, quando ocorreram as primeiras audiências públicas sobre os dois assuntos.
O Parque da Água Branca, tombado pelo Condephaat, tem passado por reformas questionadas por frequentadores do local. O movimento SOS Parque da Água Branca teme que as obras alterem as características originais do espaço, segundo eles de preservação da agricultura e vida rural, além de espécies da fauna brasileira, árvores e vegetação nativa.
Em carta entregue na última audiência pública, os membros do movimento lembraram ainda que o parque abriga uma área de APP (Área de Proteção Permanente), o Bosque das Palmeiras, com afloramento de três nascentes que alimentam o Lago Negro.
Já o tombamento do Cine Belas Artes, alvo também de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal, teve seu processo desarquivado no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em janeiro deste ano. Desde o fechamento do cinema, gestores e fãs do local buscam que o espaço seja tombado, a fim de que as salas continuem funcionando e exibindo filmes que fogem do padrão comercial.
A audiência pública será às 9 horas, no Auditório Prestes Maia.
(29/05/2012 10h30)