pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Parque e arte: investimentos que podem mudar a Casa Verde

20 de abril de 2013 - 20:15

Categorias

(Marcelo Tárraga/CMSP)
CasaVerde1

Ulisses Neto de Oliveira sempre acreditou que os jovens precisam de sonhos. Ou melhor, correr atrás de um objetivo de vida. Descrente pela situação atual que vê nas ruas, ele acha que a juventude parou de sonhar já faz um tempo. Não há nada para os jovens [na subprefeitura da Casa Verde], nenhum espaço cultural sequer. Só vemos bares e pancadões`. O jovem não vislumbra mais nada. Presente na audiência pública para debater o Plano de Metas na Subprefeitura da Casa Verde, Oliveira foi em busca destas melhorias para sua região.

Morador do Jardim Antártica, localizado entre o Jardim Peri Peri e a Serra da Cantareira, ele acredita que a falta de opções de lazer são os piores problemas. Diz ainda que espera há mais de dois anos a construção do prometido Parque Linear Bispo. Começaram a mexer e pararam. O espaço poderia abrigar uma oferta social que o bairro não tem, com opções de lazer com quadras esportivas, campos, local para caminhada, ciclofaixa, traria um espaço enorme para a população. E acredito que muitos jovens deixariam de ir para bares e praticariam atividade física, por exemplo, ressaltou. Casaverde2

Sem opções no local, fundou em 2011 o Coletivo Juventude Ativa, e com o grupo passaram realizar oficinas de cinema até o ano passado, quando perderam o apoio de um supermercado que pagava o aluguel de um galpão. Realizávamos  oficinas de câmera, e apresentávamos filmes.  Fundamos um cineclube no bairro. Trouxemos  até cineastas, como o Beto Brant para dar palestrar e orientar os jovens, mas sem ajuda acabou tudo. Hoje busca apoio para oficinas de música e peças de teatro. Acredita fortemente que instituir arte no cotidiano local pode tirar jovens das ruas e melhorar o panorama da região. Se você der oportunidade, cria os sonhos novamente, planta a perspectivas nos jovens. 

 E algumas das metas do Executivo para região pretendem implantar equipamentos para estas condições. Estão programados para a Subprefeitura Casa Verde a construção de equipamento esportivo aberto 24 horas nos finais de semana. A proposta conta com o apoio do vereador Calvo (PMDB), presente no debate. Sou a favor de iniciativas neste sentido, acho ainda que deveríamos não ter apenas só um equipamento como esse, e sim três, um para cada distrito, disse o parlamentar que também ponderou sobre a necessidade de um Clube Escola.

A Prefeitura espera concluir até 2016 na região o Polo Universidade Aberta Brasil, que visa a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para a sociedade, além da promoção de profissionais de magistério.

Ainda consta no Plano de Metas, programa de requalificação de espaço público, 600 novos pontos de iluminação, além de três centros de educação infantil e mais de mil unidades habitacionais. Todos os jovens estão ansioso por estes equipamento, finalizou Oliveira.

(20/4/2013 – 17h20)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar