pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Passaporte da vacina: como deverá funcionar o controle de pessoas vacinadas em eventos e estabelecimentos comerciais na capital

Por: DANIEL MONTEIRO - HOME OFFICE

24 de agosto de 2021 - 13:24

Na última segunda-feira (23/8), a Prefeitura de São Paulo informou que pretende disponibilizar os dados das pessoas imunizadas na capital paulista para comerciantes e organizadores de eventos por meio da plataforma e-SaúdeSP. A partir disso, será possível implementar na cidade o chamado “passaporte da vacina”, que visa controlar a entrada de apenas pessoas vacinadas em eventos e estabelecimentos comerciais.

De acordo com a Prefeitura, a partir da implementação do passaporte da vacina, o monitoramento deverá funcionar da seguinte forma: os munícipes poderão baixar o aplicativo e-SaúdeSP, onde será disponibilizado um QR Code que passará por um leitor via totem, tablet e/ou computador nos estabelecimentos e eventos, para garantir que apenas pessoas vacinadas adentrem esses locais. Caso a pessoa não tenha acesso à plataforma e-SaúdeSP, ela deverá apresentar o cartão de vacinação físico.

Conforme explicou em nota, “a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entende que deve ser obrigatória a exigência do comprovante de vacinação para frequência de pessoas em grandes eventos, como feiras, congressos e espetáculos; e facultativa para locais de fluxo e permanência eventual de pessoas, como bares, restaurantes e centros comerciais”.

Contudo, destacou a administração municipal, o tema ainda está em estudo na Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) e não tem data para entrar em vigor. A Prefeitura ressalta que, assim que o protocolo para implementação do passaporte da vacina estiver concluído – com todas as regras e possíveis penalidades aos estabelecimentos e munícipes que o descumprirem -, ele será amplamente divulgado.

e-SaúdeSP

A e-SaúdeSP (Plataforma de Saúde Paulistana) foi criada pela Secretaria Municipal da Saúde para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do cidadão paulistano. Concebida para integrar e disponibilizar todos os dados pertinentes ao atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no município de São Paulo, o aplicativo possibilita que o cidadão registre diariamente suas informações de saúde, permitindo diferentes monitoramentos, como aferições de pressão e glicemia capilar, registro de peso, alergias e medicações de uso contínuo.

Além disso, o aplicativo reúne grande quantidade de informações úteis da saúde, como orientações oficiais da Secretaria Municipal da Saúde, armazenamento do histórico clínico do paciente e georreferenciamento para localização das unidades de saúde da capital.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar