O pastor Cristiano Valério, da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), foi o palestrante do “Encontro com a Diversidade: Cidadania em Pauta“, realizado nesta quinta-feira na Câmara Municipal. Fundada em 1968, nos Estados Unidos, a ICM é uma congregação que reúne gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, heterossexuais.
Para o pastor, a igualdade e o amor ao próximo são valores cristãos, que devem ser reforçados na sociedade. Em relação à diversidade sexual, ele aproveitou sua fala para dar algumas dicas em relação ao respeito ao próximo.
O pastor Cristiano Valério sugere que se use orientação sexual ou identidade de gênero em vez dos termos opção, preferência ou escolha sexual. Outro ponto que ele observou é o uso da palavra homossexualismo, de caráter negativo, por ser associado a uma síndrome, que deveria ser colocado em desuso, sendo substituída por homossexualidade.
Por último, o pastor da ICM lembrou que, em vez de se dirigir a travestis e transexuais diretamente conforme um gênero específico, as pessoas podem simplesmente perguntar como a pessoa gostaria de ser tratada.
O pastor afirmou ainda ser contrário a qualquer método de conversão de homossexuais. Não existe ex-gay, disse, avaliando essas medidas como lavagem cerebral.
(19/4/2012 – 15h53)