A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual Infantil se reuniu na manhã desta terça-feira (12) e elegeu, por unanimidade, a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB) para relatoria da Comissão. O vereador Ricardo Nunes (PMDB) foi eleito para a vice-presidência do colegiado.
Já para a próxima reunião, deverão ser convidados os responsáveis do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Coordenadoria Geral de Assistência Social (COGEAS) da Prefeitura de São Paulo.
O principal objetivo dos trabalhos é identificar os lugares da cidade onde ocorrem esse tipo de exploração. Temos conhecimento de alguns locais, mas certamente existem outros, afirmou o presidente da Comissão, vereador Laércio Benko (PHS).
De acordo com a vereadora Patrícia Bezerra, mesmo com o aumento do número de denúncias, ainda há muito trabalho pela frente. “Ainda existe muito medo. O agressor ainda é uma figura forte. Com a CPI, queremos trazer mais esclarecimentos, para que esse monstro que é o abuso sexual infantil seja banido da nossa sociedade, ressaltou.
Relatora pela primeira vez, a parlamentar deseja desmistificar o assunto. Esse tema mexe muito comigo. Já vi isso acontecer de perto, mesmo porque sou psicóloga por formação. Acho que é necessária uma intervenção muito rígida em relação ao tema, destacou.
O vereador Laércio Benko solicitou entrega de cópia do relatório final da CPI da Pedofilia, de 2009, a todos os membros da Comissão. Embora pedofilia seja um problema diferente, talvez algumas informações desse relatório possam pautar nossos trabalhos, informou o parlamentar. As reuniões da CPI serão semanais, às quintas-feiras, às 13h, no Plenário 1º de Maio.
Também compõe o colegiado os vereadores Alessandro Guedes (PT), Ari Friedenbach (PPS), Marquito (PTB), Coronel Camilo (PSD), Ricardo Nunes (PMDB).
(12/03/2013 – 13h20)