A audiência pública da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) na Subprefeitura de Vila Prudente-Sapopemba reuniu 223 pessoas na noite de sexta-feira (14/08). Destas, 22 falaram e manifestaram suas críticas, anseios e demandas urgentes da região. A revisão do PDE trata da política de desenvolvimento para toda a cidade. É a “espinha dorsal” para se traçar os caminhos do crescimento sustentável da cidade do ponto de vista geral. A necessidade de se regularizar a situação das favelas, cuidados com os córregos (saneamento), a presença do metrô na região e o respeito à população carente foram destaques nas falas dos representantes da população da região da Vila Prudente-Sapopemba.
Durante o debate, a maior parte dos moradores criticou a retirada da expansão do metrô do plano da região. Segundo o relator da revisão do PDE, vereador José Police Neto (PSDB), não há esta retirada, pois o VLP (Veículo Leve sobre Pneus), o antigo “Fura Fila”, já estava previsto pelo Plano Diretor de 2002. A região vai receber o monotrilho ou metrô de superfície.
O subprefeito Wilson Pedroso Jr. agradeceu a grande participação da comunidade. “Estou muito feliz porque muitos de vocês vieram debater o Plano Diretor em uma sexta-feira à noite e lotaram o auditório”, diz. “Muitas das pessoas que falaram aqui já foram recebidas no gabinete ou eu já os visitei onde moram. Estamos abertos para receber a todos e discutir a solução dos problemas da nossa região."
A diferença entre o PDE e os Planos Regionais Estratégicos.
O PDE é complementado pelos Planos Regionais Estratégicos (PREs) que serão revisados em outro momento, provavelmente nos próximos anos. Como a população tem demandas locais e importantes e, muitas vezes urgentes, tem ansiedade em resolver os problemas.
Cabe esclarecer que a revisão do PDE trata da política de desenvolvimento geral da cidade e não do local, neste momento. Mas é importante que a população traga suas questões para que o PDE tenha uma política pública que pense na solução destes problemas. Um bom exemplo é a necessidade da regularização fundiária, problema apontado em praticamente todas as audiências públicas da revisão do PDE realizadas ao longo da semana. Este é um assunto que o PDE pode e vai enfrentar com o chamado “reajuste fundiário”.
Participaram da audiência na Vila Prudente-Sapopemba o subprefeito Wilson Pedroso Jr.; o arquiteto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, André Luiz; os vereadores Cláudio Fonseca (PPS), Cláudio Prado (PDT), Chico Macena (PT), Edir Sales (DEM), Juliana Cardoso (PT), além do presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente Carlos Apolinário (DEM) e o relator da revisão do PDE José Police Neto (PSDB).
|