RenattodSousa / CMSP
Em audiência pública regional do Plano Diretor Estratégico (PDE), realizada nesta terça-feira (15/4) na zona sul da capital paulista, moradores e representantes de movimentos sociais compareceram e reivindicaram que o projeto contemple a criação de mais habitações na Capital. Os participantes também se mostraram contra a construção do Corredor Sabará e mudanças no zoneamento que permitam a construção de um aeroporto em Parelheiros.
Para o representante do Movimento Aeroporto Parelheiros Não, Vinicius de Souza Almeida, há décadas a comunidade preserva a região ocupada por sítios e fazendas. Este local é uma zona de proteção ambiental, com dezenas de nascentes. Com a construção do aeroporto acontecerá grande impacto da ocupação urbana, além de especulação imobiliária, desabafa.
Um dos coordenadores do Movimento Não ao Corredor Sabará, William Oliveira, explicou que a avenida é noventa por cento comercial, e caso seja implantado o corredor de ônibus nos moldes que a Prefeitura planeja, provocaria mais de 450 desapropriações, gerando desemprego de mais de 2.500 pessoas, além de afetar indiretamente cerca de 10 mil pessoas. Nós oferecemos a opção da construção do corredor nas avenidas Miguel Yunes e Nações Unidas e aguardamos que seja aceita pelo Plano Diretor, esperamos sair da condição de corredor de ônibus.
O relator do PDE, vereador Nabil Bonduki (PT), explicou que o novo projeto já deve garantir a construção de novas unidades habitacionais e que a questão do aeroporto deve ser tratada em um plano aeroviário que faça a desativação do Campo de Marte e promova a construção de helipontos e heliportos na cidade.
Sobre a construção do Corredor Sabará, Bonduki explicou que o Plano Diretor estabelece a estrutura de transporte coletivo da cidade. A Sabará está prevista, embora a lei de alinhamento da avenida tenha sido retirada do projeto na primeira votação. Acredito que este deve ser o procedimento: manter-se o corredor de ônibus, mas por enquanto sem o novo alinhamento, disse.
(15/04/2014 21h40)