A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta segunda-feira (30/9) para apreciar novamente os quatro processos que foram pautados semana passada. São três pedidos de cassação e um de suspensão de mandato. Os processos, em análise, são contra os vereadores Luana Alves (PSOL), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Sonaira Fernandes (PL) – discussões no Parlamento – e Professor Toninho Vespoli (PSOL) – pedido de dois munícipes.
Todos eles tiveram pedidos de vistas concedidos, mais uma vez, pelo prazo de 48 horas, por solicitação do vereador Alessandro Guedes (PT). O colegiado voltará a avaliá-los na próxima quarta-feira (2/10).
Relembre os casos
O primeiro processo é um pedido da bancada do PL pela suspensão do mandato da vereadora Luana Alves, por no máximo 90 dias, após uma discussão com a vereadora Rute Costa (PL) na Sessão Plenária do dia 5 de junho deste ano sobre a Parada do Orgulho LGBT+.
Outros três processos tramitam pela cassação. Um deles, pedido de munícipes contra Toninho Vespoli; enquanto que o outro caso ocorreu em uma das Audiências Públicas em torno da privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no mês de abril. Durante a participação popular, houve discussão e a interrupção dos trabalhos. As vereadoras Sonaira Fernandes (PL) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) se desentenderam e cada uma impetrou com um pedido de cassação contra a outra após o ocorrido.
Participaram da reunião da Corregedoria da Câmara Municipal os parlamentares: Rubinho Nunes (UNIÃO), Aurélio Nomura (PSD), Alessandro Guedes (PT), Luana Alves (PSOL) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Marlon Luz (MDB) e Sansão Pereira (REPUBLICANOS). A íntegra pode ser vista nos links abaixo: