Ruas esburacadas, necessidade de iluminação e melhorias na limpeza da cidade. Pedidos que parecem tão comuns nos dias de hoje são registrados em documentos da Câmara Municipal de São Paulo desde 1895.
Essas reivindicações são parte dos dados que estão disponíveis à sociedade no Centro de Memória do legislativo paulistano. “A população procurava a Câmara para fazer reclamações e diversos pedidos, até mesmo coisas que não eram pertinentes aos vereadores. Pelo o que achamos, percebemos que as pessoas não tinham muita clareza das atribuições do legislativo”, explicou o chefe do arquivo da Câmara, Ubirajara de Farias Prestes Filho.
Para ele, esse é um dos documentos originais mais interessantes do legislativo. “O que mais me chamou atenção é que esses registros não seguiam nenhum protocolo, são únicos e marcados por uma certa informalidade”, sinalizou Ubirajara.
As atas desde o século XVI da Câmara que ficam no Arquivo Histórico Municipal foram transformadas em livros, que estão em algumas bibliotecas de São Paulo. O volume foi digitalizado e está disponível no Centro de Memória. “O único meio que as pessoas tinham para consultar esses dados era pessoalmente. Por isso, fizemos esse trabalho, porque queremos facilitar o acesso das pessoas à informação”, disse Ubirajara.
Saiba aqui tudo sobre o processo legislativo.