Nesta quinta-feira (22/9), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica aprovou três requerimentos de autoria coletiva. O primeiro solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a realização de análise das águas do córrego Ribeirão do Oratório e de outro que passa atrás da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Rafael, zona leste da cidade de São Paulo, para ver se é possível identificar resíduos químicos provenientes de poluição das empresas que estão localizadas no Polo Petroquímico.
O segundo requerimento aprovado é direcionado à Secretaria Municipal de Saúde e pede que seja realizado um inquérito epidemiológico e estudo laboratorial da população que reside nos bairros que fazem divisa com o Polo Petroquímico, para detectar nos moradores sintomas e sinais que possam estar relacionados à poluição ambiental. O documento pede que na primeira fase seja feito levantamento de amostragem em geral para detecção de casos sintomáticos e assintomáticos; e na segunda fase a busca por alteração laboratorial ou clínica, para confirmar as pessoas que possuam sintomas e agravamento causado pela poluição ambiental.
Outro documento aprovado pela Comissão também é destinado à Secretaria Municipal de Saúde e pede exames de sangue e imagens da glândula tireoidiana na população em geral que vive na divisa do Polo Petroquímico para investigar sintomas e sinais que possam estar relacionados a poluição. Os requerimentos encaminhados à pasta da saúde são um encaminhamento do que foi discutido na reunião do dia 15/9.
Ao final do encontro, o presidente da CPI da Poluição Petroquímica, vereador Alessandro Guedes (PT), lembrou da prorrogação dos trabalhos por 120 dias e ainda destacou que caso seja necessário a data pode ser estendida pela terceira vez. “Se for necessário pediremos um terceiro prazo para que adentremos o ano que vem buscando solução para esse problema de poluição. Se o Polo polui nós iremos provar e fazer que ele se enquadre dentro da lei”, destacou.
Também participaram da reunião o vice-presidente da CPI, vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL, o relator dos trabalhos, vereador Marcelo Messias (MDB), e a vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO) , sub-relatora.
Para conferir na íntegra a reunião, clique aqui.
Sobre a CPI
A CPI da Poluição Petroquímica busca investigar denúncias sobre a poluição e a contaminação ambiental no entorno do Polo Petroquímico que supostamente vem prejudicando a saúde de moradores de bairros da zona Leste da capital localizados próximos ao Polo.
Denúncias
É importante ressaltar que a CPI da Poluição tem um canal específico para coletar contribuições e manifestações das pessoas que vivem nos bairros do entorno da petroquímica que sofrem consequências da poluição, com o objetivo de subsidiar as investigações da Comissão.
A população pode fazer denúncias sobre a poluição, trazer informações sobre questões de saúde dos moradores dos bairros vizinhos e apresentar sugestões para redução da poluição pelo e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br ou neste link.