O Estado de São Paulo não registrou nenhum óbito de Covid-19 nesta segunda-feira (8/11). Desde que a primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no Estado em março de 2020, este fato ainda não havia acontecido nenhuma vez.
Entre os casos, há 359 novos registros, totalizando 4.413.241 desde o início da pandemia. O total de óbitos é de 152.527. Entre o total de casos, 4.242.148 tiveram a doença e já estão recuperados, sendo que 456.344 foram internados e receberam alta hospitalar.
Há 3.011 pacientes internados em todo o território, sendo 1.375 em unidades de Terapia Intensiva e 1.636 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado hoje é de 24,5% .
Mais sobre o novo coronavírus 1
De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até este domingo (7/11), a capital paulista totalizava 38.810 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.538.472 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.
Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.
Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta segunda-feira (8/11), é de 31,3%.
Neste domingo (7/11), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 46%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.
A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.
Mais sobre o novo coronavírus 2
Nesta segunda (8/11), foram entregues mais 4,1 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. O lote chegou em dois carregamentos, um que foi desembarcado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o outro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
A previsão do Ministério da Saúde é que, ao longo do mês de novembro, cheguem ao Brasil 34 milhões de doses da vacina do laboratório norte-americano, para cumprimento do segundo contrato firmado com o governo para o fornecimento de 100 milhões de doses do imunizante até dezembro. A farmacêutica já fez a entrega de 100 milhões de doses previstas no primeiro termo assinado com o governo brasileiro.
Desde o início da vacinação contra o novo coronavírus no Brasil, foram distribuídas a todos os Estados mais de 344,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, sendo que 121 milhões são da Pfizer.
Ações e Atitudes 1
O HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo abriu uma campanha de financiamento de pesquisas sobre os diferentes efeitos da Covid-19 no organismo humano. A instituição, ligada à Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), pretende desenvolver estudos sobre os efeitos da doença nos sistemas cardiovascular, neurológico e urinário. As pesquisas também tencionam avaliar os reflexos das infecções no sêmen e nos índices glicêmicos, entre outros impactos.
Para desenvolver os trabalhos, serão mantidos quatro bolsistas que receberão R$ 5 mil por 12 meses e um que atuará por dez meses. Os estudos buscam padronizar diagnósticos e desenvolver tratamentos para os efeitos de longo prazo da Covid-19.
As doações para o projeto Adote um Pesquisador podem ser feitas pelos próximos 43 dias pela plataforma de captação de recursos do Hospital das Clínicas.
*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta segunda-feira
*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus