Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada na sede da Associação Comercial de São Paulo, distrital Penha, na última sexta-feira (27/09), marcou os 352 anos do bairro da Penha, na zona Leste de São Paulo. A iniciativa foi do vereador Toninho Paiva (PL).
Um dos distritos mais antigos, a Penha tem raízes ligadas à história de São Paulo. O bairro é tradicionalmente religioso, conhecido pelo seus inúmeros templos. Nossa Senhora da Penha, inclusive, é a padroeira da cidade.
O vereador Toninho Paiva reconhece a importância do bairro para a cidade. “A Penha tem uma história, de 352 anos, na área da saúde, da religião e na Educação, por exemplo. Somos fortes nesse bairro, bairro que temos orgulho para a nossa cidade, o bairro Penha de França”, afirmou o vereador.
O presidente da Associação Viva Penha, Dárcio Cardoso, falou da sensação de se viver no bairro. “Uma cidade do interior, que é pequena. A gente vê que não há prédios, por exemplo, que não há nada. Em suma, é maravilhoso o bairro da Penha,” disse o presidente.
352 anos da Penha: presenças
São diversos os eventos comemorativos. Nesta solenidade, na sede da Associação da Associação Comercial de São Paulo, no distrito da Penha, as homenagens contaram com as presenças de pessoas e autoridades que vivem no bairro no dia a dia.
O subprefeito da Penha Thiago Della Volpi esteve presente. “A Penha, acima de tudo, representa a tradição, representa a história, representa desenvolvimento. Ao longo dos seus 352 anos, o bairro mostra toda a sua importância. Hoje, você anda pela Penha e vive um pouco da história de São Paulo, em cada um dos seus prédios, em cada um dos seus comércios, dos seus pavimentos, enfim. A Penha é uma joia da cidade,” afirmou o subprefeito.
Para Alfredo Veloza, superintendente da ACSP-Penha, o evento dá a chance de divulgar a história do bairro. “É uma forma da gente divulgar o nosso bairro e de comemorar junto com a nossa comunidade, a nossa população mais um ano de trabalho intenso. Além disso, buscar sempre destacar o nosso bairro”, disse Veloza.
Confira na reportagem da TV CÂMARA SP:
FELIPE PALMA
DA TV CÂMARA SP