Meio Ambiente e Cultura serão as prioridades do vereador Penna (PV), recém eleito. Ele acredita que desta forma poderá contribuir para resolver a questão que considera o grande problema de São Paulo: a falta de qualidade de vida da população.
José Luiz de França Penna nasceu em Natal no ano de1945, mas cresceu em Salvador. Iniciou sua vida política como líder estudantil e, nos anos 60, filiou-se ao Partido Comunista. Foi coordenador de Cultura da Grande São Paulo no governo de Franco Montoro e desde 1999 é o presidente nacional do Partido Verde (PV). Este será seu primeiro mandato em cargo eletivo.
Em Salvador, Penna fez curso livre de música na Universidade Federal da Bahia. Mudou-se para São Paulo no período do regime militar e usou o palco como forma de expressão e ação política, atuando em várias peças importantes da época. Penna impulsionou projetos sócio-culturais e ambientais. O primeiro foi a criação do Centro Cultural de Vila Madalena que hoje é referência em São Paulo na promoção de festejos de rua, como é a tradicional Feira da Vila.
Outro projeto importante foi a fundação da Comissão Pró Índio de São Paulo, organização não-governamental dedicada à luta pelos direitos civis indígenas e comunidades de quilombos remanescentes.
O contato com as comunidades pavimentou o caminho que o uniu a ecologistas e outros segmentos da sociedade civil para a formação do PV em 1987. Desde então assumiu o papel de dar forma aos ideais do partido, fundamentadas no desenvolvimento sustentável, no bem-estar sócio-ambiental, nos direitos civis e das minorias
|