RenattodSousa / CMSP
Sob o comando da batuta do mestre Bola, a bateria do Grêmio Recreativo Social e Cultural da Escola de Samba Pérola Negra abriu nesta terça-feira a sessão solene em comemoração aos 40 anos da agremiação, em uma iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB).
A Pérola Negra, escola de samba da Vila Madalena, estreou no carnaval paulista em 1974, e de lá para cá criou tradição no samba paulista. Além da escola, também foram homenageados componentes que fazem parte do sucesso da Pérola Negra, como fundadores, a velha guarda, a ala das baianas e outros representantes.
Vice-presidente da Velha Guarda, Jorge Esbener, o Joca, esclareceu que o nome da escola nasceu da associação entre samba e mulata.A Pérola Negra do samba é a mulata, não tem nada a ver com nome de cerveja, ou joia, como dizem. O nome surgiu disso, a mulata é a joia rara do samba, garantiu.
Segundo o presidente da escola, Edilson Carlos Casal (Nego), a Pérola já está pronta para o Carnaval 2014. O samba já está gravado, e teremos um enredo muito bonito, que fala sobre a felicidade de forma filosófica. Em 2013 a Pérola Negra foi campeã do Grupo de Acesso, retornando à elite paulistana das escolas de samba.
A escola parte para sua décima oitava participação no Grupo Especial, onde esteve pela primeira vez em 76 e lá ficou ininterruptamente até 81. As outras participações se deram em 83, 90, 96, 2001, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.
Tenho muito orgulho e admiração por esta escola, que trago no coração. A Pérola Negra merece essa homenagem. Queria agradecer essa oportunidade que temos hoje de reconhecer o trabalho dessa escola, disse o vereador Floriano Pesaro durante a homenagem.
O evento na Câmara ganhou também uma exposição com as fantasias do Carnaval de 2014, no Hall de entrada da Câmara Municipal.
(08/10/2013 – 22h)