A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente também realizou nesta quarta-feira (27/11) mais uma Audiência Pública para a discussão do PL (Projeto de Lei) 427/2019 – autoria do Executivo – que propõe diversas transformações na região do Arco Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O texto prevê a abertura de novas vias e a ampliação da infraestrutura de mobilidade.
A proposta, já aprovada em primeira discussão, passou por cinco Audiências Públicas. A última até então realizada pelo colegiado aconteceu em junho. O PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Arco Pinheiros foi desenvolvido a partir do PDE (Plano Diretor Estratégico) e tem como objetivo promover a transformação e a requalificação urbanística do território, além de estimular a produção de habitação de interesse popular.
Executivo
Secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, José Armênio explicou que o plano aborda uma área importante da cidade. “É uma Macroárea de Estruturação Metropolitana que vai viabilizar importantes equipamentos nacionais e internacionais. Temos por lá a USP, IPT e Instituto Butantã, além da Ceagesp. Estamos em um momento de transformar a região com o objetivo de ingressá-las em uma nova dinâmica. Projetos Urbanos não podem demorar tanto para sair do papel, senão precisamos ficar readequando a todo momento”.
Parlamento municipal
A Audiência Pública, conduzida pelo presidente do colegiado vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), contou com a presença dos parlamentares Fabio Riva (MDB), Arselino Tatto (PT), Marlon Luz (MDB) e Rodrigo Goulart (PSD).
Rubinho Nunes destacou a tramitação do PL entre outros modelos semelhantes já aprovados na Casa. “A gente está falando sobre o PIU Pinheiros, um PIU importante de uma região histórica da cidade de São Paulo que vai trazer avanços e garantias para a população da região. Queremos a manutenção de algumas áreas e a adequação delas para um setor de investimento que é um muito importante para a dinâmica da cidade como um todo. Este PIU complementa os demais que já foram aprovados ao longo desta legislatura”.
A íntegra da Audiência Pública pode ser vista no vídeo abaixo: