Nesta segunda-feira (1/7), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu uma Audiência Pública devolutiva sobre o PL (Projeto de Lei) 445/2024, do Executivo, que trata do PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Setor Central.
Esta foi a terceira rodada de discussão da matéria após ser aprovada em primeiro turno no Plenário da Casa. O objetivo do projeto é aprimorar a Lei nº 17.844/2022, que requalifica a região central da capital paulista.
Por se tratar de uma devolutiva, o relator do projeto, vereador Rodrigo Goulart (PSD), apresentou um texto substitutivo e pontuou as alterações e avanços no texto original, após a contribuição da população nas audiências anteriores.
Em destaque, ele falou da inclusão da implantação e execução do Projeto Esplanada da Liberdade, que visa proporcionar aos moradores da região um espaço público com equipamentos de lazer, cultura, comércio, entretenimento e gastronomia.
Com a conexão das ruas previstas no PL, as integrações dos bairros podem auxiliar no fomento ao turismo da região. Além disso, estão previstas na Esplanada da Liberdade a discussão sobre a transformação do Minhocão em parque, além de alterações na infraestrutura buscando melhorias na Área de Proteção Permanente do Rio Tamanduateí.
“Um importante projeto, inclusive da minha comunidade japonesa, por quem temos tanto trabalhado para que seja viável, com a inclusão daqueles vãos entre os viadutos da Liberdade e alguns ajustes também que foram considerados para esse projeto e substitutivo que eu apresentei no Diário Oficial no dia 28 de junho”, ressaltou Goulart.
A audiência, conduzida pelo vereador Rodrigo Goulart, contou com a participação dos vereadores Arselino Tatto (PT), Jussara Basso (PSB) e Sidney Cruz (MDB). A íntegra pode ser conferida no vídeo abaixo: