MARCELO MIURA
DA TV CÂMARA
Cada vez mais requisitadas, as doulas dão apoio físico e emocional a gestantes durante e após o parto normal. Elas não são parteiras. Um Projeto de Lei de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT) permite a presença das doulas durante o parto e nas consultas e exames de pré-natal, teve seu parecer aprovado nesta quarta-feira (19), em reunião da Comissão de Saúde da Câmara.
“Esse projeto da vereadora Juliana Cardoso é muito importante, porque encontramos muitas mulheres que durante o período de gravidez sofrem problemas psicológicos, medo de ter esse filho”, disse a relatora do projeto, vereadora Noemi Nonato (PROS).
O vereador Natalini (PV) disse que votou favoravelmente pelo mérito do projeto, que é bom, mas acredita que o projeto, se aprovado, será vetado pelo Executivo. “Ele não tem base legal. O vereador não pode propor a criação de cargos para o serviço público”, esclareceu.
Na pauta, outros cinco Projetos de Lei e quatro requerimentos foram aprovados na reunião desta quarta-feira. O presidente da Comissão, vereador Calvo (PMDB), destacou que será realizada uma audiência pública, ainda sem data definida, para discutir a crise hídrica, a poluição do ar e o aumento das doenças respiratórias. “Nos idosos, as infecções respiratórias estão causando pneumonia.”