Foi protocolado na Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) 469/2014, de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM), que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa “ESTIMA” para concessão de kit pós-mastectomia (cirurgia de remoção da mama) na rede pública de saúde da Capital.
De acordo com a justificativa, o PL reforça o raciocínio traçado pela campanha “Outubro Rosa” de conscientizar e também auxiliar as pacientes mastectomizadas a recuperar a autoestima perdida pós-cirurgia.
Estudos revelam que o câncer de mama é a neoplasia mais temida pelas mulheres, tendo em vista que a mama configura-se como um símbolo significativo para a sexualidade feminina.
O Kit Estima, como será chamado, é composto por um guarda dreno, uma luva linfática, uma almofada, uma esfera fisioterápica ou similar e um lenço, chapéu ou boné.
Sobre a mastectomia
Mastectomia é o nome dado à cirurgia de remoção completa da mama e consiste em um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama. Existem vários tipos de mastectomia: radical, radical modificada, total simples e subcutânea.
(09/10/2014 18h39)