Foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 402/2010, do vereador Adilson Amadeu (PTB), que propõe a criação de um programa multidisciplinar de atendimento ao diabetes na capital paulista.
O objetivo do projeto é proporcionar um atendimento integrado aos pacientes, de forma que, além do tratamento, eles também recebam orientação sobre os cuidados necessários para o controle da glicemia, prevenção de complicações típicas da doença, orientação nutricional e atividade física.
De acordo com o vereador, a implementação dessas ações permitirá “uma significativa redução de gastos com intervenções mais complexas e caras para o município, garantindo a qualidade de vida dos pacientes”.
Na justificativa do PL, Adilson Amadeu cita dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) segundo os quais o controle inadequado da doença eleva em 30% os custos com tratamento.
“Atualmente, os índices de mau controle estão em 89,6% para o tipo 1 da doença e em 73,2% para o tipo 2. Além disso, a carga tributária sobre medicamentos e a perda de produtividade dos pacientes graves levam os gastos diretos e indiretos do governo para a faixa dos US$ 23 milhões por ano”, diz o projeto.
O PL 402/2010 foi aprovado em primeira votação no dia 29 de junho e agora aguarda a segunda apreciação pelos vereadores para, enfim, ser encaminhada ao Executivo para veto ou sanção.
OUTROS PROJETOS
Para conhecer todos os projetos de lei aprovados no primeiro semestre de 2011, clique na imagem abaixo:
(19/07/2011 16h25)