Para enfrentar um grave problema que afeta as mais de 20 mil pessoas que moram nas ruas da capital paulista, o PL (Projeto de Lei) 842/2017, de autoria do vereador Reis (PT), cria os Centros de Acolhimento e Convivência para Dependentes Químicos em Situação de Vulnerabilidade Social.
De acordo com a proposta, os centros deverão oferecer atendimento clínico, psicossocial e nutricional; espaço para atividades esportivas, culturais, cursos e oficinas profissionalizantes; e promover o convívio social, reatamento de laços familiares e valorização da autoestima.
Segundo pesquisa mencionada na justificativa do PL, muitos desses cidadãos saíram de casa porque perderam os empregos, por conflitos familiares e também pelo uso de drogas. De acordo com o levantamento, 53% dos moradores que vivem na rua confirmaram usar algum tipo de substância ilícita. O consumo de álcool é outro destaque, especialmente entre os que vivem fora dos abrigos, chegando a 70%. A pesquisa mostra que cerca de 30% dos moradores, tanto de abrigos como da rua, passaram por clínicas de recuperação de dependência de drogas ilícitas e álcool.
Segundo o autor do Projeto, a diferença desses novos espaços, em relação ao serviço de acolhida que já existe, é a criação de um ambiente calmo e tranquilo, “com tratamento adequado à realidade de cada usuário, levando em consideração as particularidades e necessidades individuais”.
Acompanhe aqui outros Projetos de Lei em tramitação do vereador Reis (PT). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.