pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

PL das sacolinhas plásticas continua sem consenso

12 de maio de 2011 - 21:33

Categorias

RenattodSousa
RenattodSousa

Segue sem acordo entre os vereadores o encaminhamento para o Projeto de Lei (PL) 496/2007, que proíbe a distribuição de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo. Por conta disso, a Sessão Extraordinária de número 183, desta quinta-feira, que tinha como pauta única o PL, foi encerrada sem que a matéria fosse colocada em votação. Esta foi a terceira tentativa consecutiva de votar o projeto das sacolinhas na Casa.

Na tentativa de levar adiante o tema, os vereadores suspenderam os trabalhos da Sessão Ordinária e abriram imediatamente em seguida uma Sessão Extraordinária. A iniciativa, entretanto, não surtiu efeito, uma vez que o Congresso de Comissões, aberto para dar parecer definitivo sobre o projeto, não obteve quórum para dar prosseguimento aos trabalhos. O PL volta para a pauta na Sessão Extraordinária da próxima terça-feira (dia 17).

Parte dos parlamentares da Casa defende a aprovação do texto tal como ele se encontra em tramitação. Outros vereadores, entretanto, defendem mudanças, adicionando itens que, segundo eles, não poderiam ter sido desprezados, como o banimento das garrafas pet do mercado.

Se aprovado, o Projeto de Lei passará a valer a partir de janeiro de 2012 e os estabelecimentos que continuarem distribuindo sacolas plásticas serão autuados com multas que variam entre R$ 50 mil e R$ 50 milhões, dependendo da dimensão e do faturamento da loja.

O projeto prevê ainda que até a entrada da lei em vigor, os estabelecimentos exibam cartazes em seus estabelecimentos com os dizeres Poupe recursos naturais! Prefira sacolas reutilizáveis. Se usar sacolas descartáveis, não se esqueça de enviá-las para reciclagem.

Visita
Nesta quinta, 40 estudantes da União Brasileira Israelita do Bem Estar Social (UNIBES), com faixa etária entre 16 e 24 anos, acompanharam de perto o trabalho dos vereadores no plenário da Câmara.

(12/05/2011 18h28)

Galeria de fotos

{morfeo 160}

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar