O Projeto de Lei (PL) 29/2012, que autoriza a cessão de um terreno de 4,9 mil m² no centro de São Paulo para o Instituto Lula, recebeu parecer favorável nesta terça-feira (3) no Congresso de Comissões da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP).
O projeto já havia sido aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Casa. O PL ainda precisa passar pela avaliação dos vereadores em duas votações em plenário antes de ir para a sanção do prefeito Gilberto Kassab.
A proposta, de iniciativa do Executivo, é ceder um terreno localizado na Rua dos Protestantes, próximo à Estação da Luz, por 99 anos. Ali o instituto pretende erguer um museu, batizado de Memorial da Democracia, que abrigaria o acervo documental referente ao mandato do ex-presidente Lula e também ofereceria cursos para a população.
Na justificativa do projeto, o município afirma que o Instituto Lula promoverá o resgate e difusão da memória recente da história política do País, bem como o seu mérito na área educacional e social, diante da contribuição para as novas gerações da disponibilização do acervo acumulado pelo ex-presidente Lula durante sua trajetória política.
(03/04/2012 – 17h15)