O vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) apresentou o PL (Projeto de Lei) 524/2021 para autorizar o Executivo a implantar o programa Jovem Doutor SP, de educação em saúde nas escolas, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O programa Jovem Doutor SP recebeu oito prêmios desde que foi criado em 2007 pelo professor Dr Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina do departamento de Patologia da FMUSP, com o objetivo de integrar universidade e comunidade para a promoção da saúde e bem-estar. É uma atividade de extensão universitária e iniciação científica, para que os estudantes de medicina transfiram conhecimento a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, monitores de telecentros e profissionais das Unidades Básicas de Saúde.
Os temas abordados são escolhidos conforme a necessidade da comunidade e tratam de prevenção de dengue, saúde nutricional, álcool, drogas e tabagismo, vírus e bactérias, prevenção de gravidez na adolescência, entre outros. A iniciativa utiliza recursos de telemedicina, educação interativa e do Homem Virtual, projeto que utiliza computação gráfica com imagens dinâmicas tridimensionais das estruturas do corpo humano.
A proposta é que as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e a Faculdade de Medicina da USP criem um comitê executivo para coordenar e supervisionar as atividades, formando docentes e profissionais de saúde envolvidos no programa para atender aos alunos de escolas públicas municipais.
O projeto segue em tramitação pelas comissões do Legislativo paulistano e atualmente está sendo apreciado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa).
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.