ADRIANA NATALI
DA TV CÂMARA
O Projeto de Lei que dispõe sobre o uso e manutenção de banheiros de estabelecimentos comerciais para uso público passou por audiência pública na reunião desta quarta-feira (10/12) na Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal.
A ideia é permitir que esses estabelecimentos disponibilizem seus banheiros para uso público. Em parceria com a iniciativa privada, será permitido que patrocinadores adotem as instalações, comprometendo-se com sua reforma e manutenção.
Em contrapartida, o poder público permitirá que os estabelecimentos que voluntariamente aderirem à proposta possam expor em sua entrada placa contendo a marca, logotipo e outras informações sobre os patrocinadores.
“Uma padaria pode disponibilizar seu banheiro público ou uma empresa de pneus pode ter interesse em fazer a manutenção de banheiros em estabelecimentos próximos a pontos de táxi. Isso traz um conforto à população”, disse o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), autor do projeto.
Outra iniciativa que foi debatida na audiência pública foi o projeto do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que proíbe o uso do composto químico chamado Percloroetileno no processo de lavagem de roupas a seco, por ser considerado altamente tóxico.
Empresários do ramo que estavam presentes, no entanto, afirmaram que o produto não é prejudicial à saúde. A ideia é que seja feita uma nova audiência pública para debater o tema.