A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira parecer favorável ao Projeto de Lei 737/2009, do vereador Paulo Frange (PTB), que levará a Prefeitura a realizar anualmente um levantamento epidemiológico no entorno de aterros sanitários, estação de transbordos e lixões.
Segundo Frange, a ideia do projeto surgiu quando os parlamentares formaram uma comissão dedicada a investigar a situação dos resíduos sólidos no município. Constatamos que nessas regiões há muitos casos de infecções nos olhos e na boca, além de problemas de pele, como dermatite, entre outros, afirmou.
O vereador disse estar certo de que a hipótese da contaminação por conta da localidade será confirmada. Entretanto, ele disse que o levantamento da Prefeitura é fundamental para a consolidação de políticas públicas.
Paulo Frange explicou que, além do grande número de casos, as pessoas têm com frequência as mesmas infecções e, sem o tratamento adequado, usam repetidas vezes medicamentos que tendem a perder a eficácia.
O vereador Carlos Neder (PT) sugeriu que as áreas próximas de piscinões sejam incluídas no levantamento epidemiológico. Eu pensei em fazer um substitutivo para o projeto, mas como ele é excelente, não quero obstaculizar sua tramitação, disse. Frange concordou em fazer a alteração.
(27/6/2012 – 15h46)