Tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 313/2015, da vereadora Edir Sales (PSD), que trata da ampliação dos serviços oferecidos em farmácias e drogarias do Município. Essa proposta permitiria ao farmacêutico auxiliar a saúde pública com a aplicação de vacinas, fazendo parte de Campanhas Nacionais de Vacinação.
Embora haja a Lei Federal 13.021/14, que autoriza os estabelecimentos farmacêuticos a aplicarem vacinas como a da gripe, por exemplo, a legislação estadual ainda não autoriza que tal procedimento seja realizado pelo profissional farmacêutico em farmácias e drogarias. Para se ter uma ideia da importância, a última Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, não alcançou a meta prevista.
O PL também autoriza a aplicação de inalação ou nebulização, medicamentos injetáveis, mediante apresentação de receita médica, acompanhamento farmacoterapêutico, medição e monitoramento da pressão arterial e temperatura corporal, medição da glicemia capilar, serviços de perfuração de lóbulos auriculares que deverão ser realizados mediante emprego de equipamento específico e material esterilizado, além da atenção farmacêutica, inclusive a domiciliar.
De acordo com o texto do Projeto, a autorização para prestação dos serviços será concedida por autoridade sanitária, mediante inspeção prévia, destinada à verificação do atendimento aos requisitos regulamentares, sem prejuízo das disposições contidas em normas específicas ou complementares.
A vereadora Edir Sales também especifica no PL que as farmácias e drogarias poderão participar de campanhas e programas de educação sanitária promovidos pelo poder público.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Edir Sales. No link você também pode obter os canais de comunicação da parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário “Fale com o(a) vereador(a)”.
Excelente proposta, otimizando estrutura/logística da rede privada de farmácias. Espero que a Lei Estadual não seja um impeditivo.