Gute Garbelotto / CMSP
A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa aprovou nesta quarta-feira a legalidade do Projeto de Lei 209/2011, de autoria dos vereadores Floriano Pesaro (PSDB) e José Police Neto, que propõe a readequação e reaproveitamento de edificações que hoje estão inutilizadas ou subutilizadas nas áreas centrais de São Paulo com o objetivo de destiná-las para moradia à população de baixa renda.
De acordo com o projeto, caberá ao poder público, através de seus órgãos técnicos, efetuar o levantamento dessas edificações, constituindo um banco de dados. Serão considerados imóveis subutilizados aqueles nas quais as unidades ocupadas totalizem 40% de sua capacidade total e inutilizados os edifícios com menos de 40% de ocupação.
Segundo Police Neto, a cidade vem assistindo a um esvaziamento quase completo da região central, em especial das edificações verticais, que encontram dificuldade de reaproveitamento. A ideia do projeto é promover um repovoamento dessa área e, ao mesmo tempo, atender ao crescente déficit de moradias de interesse social.
O vereador destacou que hoje existem cerca de 350 imóveis desocupados no Centro de São Paulo. “São quase 10 mil moradias que podem ser ofertadas naquela área”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Comissão de Constituição e Justiça limpa pauta de votação
(21/09/2011 – 18h34)