Luiz França / CMSP
O Projeto de Lei (PL) 44/2014 recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça durante a reunião desta terça-feira (7/5). De autoria do vereador Laércio Benko (PHS), o PL obriga as escolas municipais a captar e reaproveitar a água das chuvas.
Além de economizar água, o projeto propõe que professores e alunos sejam mobilizados para criar o sistema de captação, com objetivo de ensinar noções de sustentabilidade nas escolas.
O vereador esclarece que embora essa água não possa ser utilizada para consumo humano, poderá ser aproveitada nas descargas dos vasos sanitários, nas lavagens de pisos, carros, máquinas, entre outras.
O presidente da comissão, vereador Goulart (PSD) disse que o projeto é louvável. É muito importante que isso seja feita rapidamente devido à escassez de água que estamos vivendo e, além disso, as escolas têm um telhado muito grande, que pode captar um alto volume de água disse.
Este PL foi baseado no projeto elaborado pela aluna Camila de Cássia de Figueiredo Uglar, do Colégio da Comunidade, e consta no Caderno de Projetos Parlamento Jovem Paulistano 2013 da Câmara Municipal de São Paulo. (Da Redação)
(07/05/2014 – 16h16)