Vereadores que compõem a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovaram, nesta quarta-feira (19/10), o parecer favorável do PL (Projeto de Lei) 243/2021, de autoria dos vereadores André Santos (REPUBLICANOS), Paulo Frange (PTB), do ex-vereador Faria de Sá (PP) e coautoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD), que autoriza a criação de quatro hospitais públicos veterinários nos bairros Jabaquara, Butantã, Brasilândia e Ipiranga.
De acordo com um dos autores do PL e presidente da Comissão de Política Urbana, vereador Paulo Frange, o objetivo do projeto é garantir o atendimento veterinário, e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais, o mais próximo possível dos paulistanos. “A falta de mais hospitais públicos voltados aos pets têm sido uma necessidade crescente, daí a importância de um projeto como este pra cidade. Mesmo sendo quatro hospitais, o custo deles não vai impactar o orçamento da saúde, mas trará muitos resultados sociais”, afirmou Frange.
Requerimentos
Durante a reunião, também foram aprovados 7 requerimentos. O de autoria do vereador Antonio Donato (PT) pede a realização de uma Audiência Pública sobre a desapropriação que a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), quer promover no bairro Vila Nova Esperança, localizado no extremo oeste da capital. “A CDHU vem pressionando os moradores do local a assinarem contratos com um empreendimento privado existente na região do Butantã, forçando-os a sair da área mesmo sem uma decisão judicial definitiva. Por isso precisamos reunir os órgãos responsáveis e a população para debater sobre este problema”, explicou o vereador.
Outro requerimento aprovado pela Comissão foi o de autoria da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), que pretende promover uma Audiência Pública para debater a participação da sociedade civil na revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico). Segundo a vereadora, os meios disponibilizados pela Prefeitura permitindo a participação popular foram insuficientes. “A revisão do Plano Diretor é uma questão das mais importantes que vamos ter aqui na Comissão de Política Urbana e aqui na Câmara, e por isso precisamos garantir o máximo de participação popular até o fim deste processo”, ressaltou Silvia.
A reunião desta quarta, que pode ser conferida na íntegra aqui, foi conduzida pelo vereador Paulo Frange (PTB) e contou com a presença dos vereadores André Santos (REPUBLICANOS), Antonio Donato (PT), Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e Aurélio Nomura (PSDB).