A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou na reunião desta quarta-feira (14/9) o parecer favorável do PL (Projeto de Lei) 206/2022, autoria do vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO), que prevê a implantação de adesivos nos veículos do transporte público para indicar a localização do ‘ponto cego’ aos ciclistas e motociclistas.
Para o autor da matéria, “o objetivo é contribuir para o arrefecimento da quantidade de acidentes de trânsito decorrentes da visualização comprometida dos motoristas, bem como para a melhoria da mobilidade urbana”. Digilio justifica o PL com dados do sistema de monitoramento de acidentes de trânsito do governo do Estado de São Paulo. Entre 2019 e 2021, o número de acidentes com ciclistas na capital, sem vítimas fatais, cresceu: em 2019, foram 1462; em 2020, 1730; e em 2021, 1963 acidentes. Já em relação ao número de mortos houve uma pequena melhora entre o primeiro trimestre do ano passado e deste ano: de 24 para 18 mortos.
O presidente da Comissão de Política Urbana, vereador Paulo Frange (PTB), entende que o Projeto de Lei é interessante, mas existe a necessidade de deixá-lo mais claro. “Acredito que o texto poderia contemplar toda a frota de serviço terceirizado da cidade. Aprovamos aqui na Comissão e creio ser necessário ainda um substitutivo para aprimorar o texto e incluir outros veículos para apreciação em Plenário”.
Os parlamentares também aprovaram o requerimento da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) que convida o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, para participar de uma reunião do colegiado. A parlamentar pede informações sobre o projeto relativo às obras de duplicação da ponte Jurubatuba, além das intervenções urbanísticas no local. “Fui acionada pelos moradores que estão preocupados com a duplicação da ponte. As casas próximas podem ter que ser desocupadas e eles não sabem para onde ir. Existe um estudo em andamento para duplicar a ponte, mas sem muitas informações sobre os impactos à população local”.
O colegiado aprovou ainda outros cinco PLs e dois requerimentos. A reunião da Comissão de Política Urbana – pode ser vista neste link – contou também com a presença dos vereadores André Santos (REPUBLICANOS), Antonio Donato (PT) e Aurélio Nomura (PSDB).