O Projeto de Lei (PL 114/2011), que prevê baixar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação dos doadores de sangue, recebeu o parecer favorável da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia durante reunião realizada nesta quarta-feira (24/6).
De acordo com a justificativa do projeto, a pontuação da CNH tornou-se uma exploração para os motoristas, pois terceiros se oferecem para baixar os pontos junto ao Detran e cobram preços abusivos, chegando a R$ 5.000.
Autor do PL, o vereador Salomão Pereira (PSDB) ressaltou que o condutor que receber uma multa irá passar por todos os procedimentos normais. “Esse projeto não beneficia somente os taxistas, mas todos os motoristas que tenham interesse. Inclusive, acredito que vamos suprir os bancos de sangue que passam por uma necessidade muito grande apelando para que as pessoas doem sangue.”
Faço uma Campanha pessoal, pela doação de sangue. E percebo, como um ato de Cidadania e de amor, é tão ignorado pelos Cidadãos. Vou divulgar esse Projeto de Lei. Salvar vidas.
A sugestão é para quando o motorista cometer uma inflação ,retira-se metade dos pontos se doar sangue pelo menos uma vez antes do vencimento da multa.
A idéia pode ter bons propósitos mas padece do vício de iniciativa, posto que legislar sobre Trânsito é competência da União.