pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

PL sobre acolhimento familiar de crianças está em tramitação na Câmara

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

14 de fevereiro de 2022 - 07:00

O vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) propõe por meio do PL (Projeto de Lei) 434/2021, a criação do “Programa de Incentivo e Visibilidade ao Acolhimento Familiar”, de proteção à criança e ao adolescente institucionalizado na cidade de São Paulo.

Segundo texto do PL, o Programa de Acolhimento Familiar “constitui-se de um conjunto de políticas públicas dedicadas a expandir consideravelmente, através de novos e recorrentes chamamentos públicos, o número de entidades parceiras que coordenarão os serviços de acolhimento familiar nas diversas regiões da cidade”.

A proposta, segundo o autor, segue as diretrizes do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) que prioriza o acolhimento familiar sobre o acolhimento institucional, estabelece a implementação de serviços de recrutamento, treinamento e acompanhamento de famílias acolhedoras e, por fim, aponta as instâncias federais, estaduais, distritais e municipais como fonte de recursos para sustentação e ampliação do programa”.

Na justificativa, o autor do projeto explica que “famílias que não estão no Cadastro Nacional de Adoção podem se inscrever e receber em suas casas crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias de origem. Ao invés de ficarem internados em abrigos ou casas-lares, os menores ficarão sob a guarda de uma família protetiva que os acolherá e cuidará deles até que voltem para sua família biológica, até que sejam adotados, ou até que atinjam a maioridade”, e que “famílias acolhedoras não são famílias adotivas”.

A propositura, que tem também como coautores os vereadores Faria de Sá (PP), Missionário José Olímpio (DEM), Ely Teruel (PODE) e Rubinho Nunes (PODE), já foi aprovada em primeira discussão no Plenário da Câmara Municipal, aguarda segunda e definitiva votação. Caso seja aprovado, segue para sanção ou veto do prefeito de São Paulo.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Gilberto Nascimento Jr, (PSC). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar