MARIA RITA WERNECK
DA TV CÂMARA
Doze Projetos de Lei foram votados e aprovados pela Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (2/12), em reunião ordinária. Entre eles, o PL 164/2014 que prevê a criação do Pró-Medula, um programa municipal de incentivo a doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical.
Para o presidente da Comissão, vereador Rubens Calvo (PSDB) essa iniciativa reduzirá bastante a espera por um doador compatível na cidade de São Paulo.
“Quando se faz um programa, um projeto de se ter um banco desses doadores, você agiliza e aumenta a possibilidade de se ter um doador compatível com um necessitado, é de grande relevância um projeto desse”.
A Dengue, a Febre Chikungunya, o surto do vírus Zica e,consequentemente, os mais de 1200 casos de Microcefalia registrados pelo Brasil também foram discutidos na reunião.
De acordo com o vereador Gilberto Natalini (PV) o colegiado quer promover uma audiência pública durante o período de recesso da Câmara Municipal para discutir medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
“Vamos chamar todas as autoridades relativas à dengue, ao mosquito Aedes Aegypit, ao Zica vírus e a também Chikungunya, a febre amarela urbana – que é mais rara, mas existe – para que a gente possa discutir aqui um plano: conhecer o que o governo quer fazer e discutir como nós podemos ajudar.”