A Prefeitura reabriu no último domingo (8/5) o Planetário do Parque do Carmo, localizado na zona leste. Situado no interior do parque, o importante patrimônio histórico, científico e cultural da cidade, que estava fechado desde 2007, foi reformado para se transformar em um dos mais modernos espaços dedicados à astronomia no mundo, contribuindo para a popularização do conhecimento científico.
Em uma área de 1.750 metros quadrados, o prédio possui uma cúpula de 20 metros de diâmetro e sala de projeção com capacidade para 230 lugares. As poltronas em posição unidirecional permitem que os usuários visualizem a representação do céu visto da Terra em qualquer época e latitude do nosso planeta.
Além do cuidado com a reforma, o espaço ganhou recursos modernos e equipamentos importados para oferecer aos visitantes projeções que permitam uma visão nítida. As imagens das constelações, dos astros e seus movimentos são projetadas por equipamento de última geração, localizado no centro da sala.
Há também um celóstato para observação do Sol, sala de aula e espaço para exposições. Uma esplanada cósmica, estrategicamente posicionada atrás do prédio, disponibiliza dois telescópios e contará com atividades monitoradas.
O planetário atenderá o público em geral aos sábados e domingos, às 10h, 12h, 15h e 17h. As senhas para assistir às sessões serão distribuídas com uma hora de antecedência. A faixa etária para entrada é a partir dos 5 anos de idade.
Nos meses letivos de março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, as sessões para escolas acontecerão de quarta a sexta-feira, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Para agendar, é necessário entrar em contato pelo e-mail:agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br
Acompanhe a reportagem feita pela TV Câmara São Paulo: