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Um comentário

Beatriz Campos

Ciclovias e ciclovias podem existir mas com critérios. Nao vi isso até o momento, vi muitos absurdos. Fazem as rotas sem nunca terem ido aos locais. Subidas e descidas íngremes , avenidas com muito movimento, ciclovias que acabam em muros etc. Numa cidade como São Paulo é absurdo o transporte ativo ter prioridade sobre o carro. Distâncias enormes, risco de assalto, releve difícil etc. Aqui não é Amsterdã. A mim parece uma graça política e não algo prático.

Contribuições encerradas.

Plano Cicloviário e Plano Municipal de Mobilidade serão discutidos em audiência da CCJ no dia 13

Por: IARA SILVA - HOME OFFICE

8 de dezembro de 2021 - 20:03

O Plano Cicloviário (2019) e o Planmob (Plano Municipal de Mobilidade da Cidade de São Paulo de 2015) serão temas de uma Audiência Pública da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) na próxima segunda-feira (13/12), às 18h.

O debate foi uma solicitação do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), em um requerimento aprovado no dia 10 de novembro. No documento, o parlamentar explica que a Lei Federal da Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Plano Municipal de Mobilidade estabelecem que o transporte ativo deve ser priorizado sobre o motorizado e o transporte coletivo deve ser priorizado sobre o individual, o que atualmente não acontece na cidade. “Na última gestão Dória-Covas (2017-2020), contrariando as prioridades estabelecidas em lei, o que tivemos foi 80% dos investimentos em mobilidade, mais de R$ 1 bilhão, direcionados a carros, motos e recapeamento viário, apesar destes responderem pelo transporte de só 30% da população”, argumenta Vespoli.

O vereador explica ainda que o Plano Cicloviário de 2019 prevê a construção de 673 km de novas ciclovias e ciclofaixas para o período 2021-2024, mas o Programa de Metas apresentado pela gestão atende menos da metade, só 300 km de infraestrutura cicloviária.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Participação e transmissão

Interessados no tema também podem participar por videoconferência. Para isso, é preciso fazer inscrição por este link. Ainda é possível contribuir enviando uma sugestão, manifestação ou solicitação por meio deste formulário. A participação presencial também é permitida, desde que a ocupação do auditório não exceda 50%, o participante use máscara, tenha temperatura aferida, apresente comprovante de vacinação contra Covid-19 ou relatório médico que justifique impedimento da imunização, conforme determina o Ato 1523/2021 da Câmara Municipal.

O debate será transmitido, ao vivo, pelo Portal da Câmara, na página da Sala Tiradentes, e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal da Câmara no YouTube.

 

Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa
Pauta: Plano Cicloviário (2019) e o Plano Municipal de Mobilidade da Cidade de São Paulo (2015)
Data: 13/12
Horário: 18h
Local: Sala Tiradentes – 8º andar da Câmara Municipal de São Paulo
Transmissão: Sala Tiradentes e redes sociais da CMSP
Informações: ccj@saopaulo.sp.leg.br

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