pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Plano de Bairro é fundamental, afirmam especialistas

16 de abril de 2013 - 23:59

Categorias

RenattodSousa/CMSP
PLANO-DE-BAIRROS-1642013-Rtto_0002-72-ABRE

O Plano de Bairro de Perus, Noroeste de São Paulo, foi citado como exemplo de como planejamento é fundamental para o desenvolvimento dos 96 distritos da capital paulista. O conceito foi defendido nesta terça-feira pelos urbanistas Candido Malta e Elisabeth Salgado durante um debate realizado na Câmara Municipal com o tema Bairro Vivo: A Cidade Começa nos Bairros.

O planejamento em Perus, elaborado entre 2008 e 2009, foi uma iniciativa da população local, juntamente com Malta e Elisabeth e com o apoio do vereador José Police Neto (PSD). Os especialistas, durante o debate, explicaram que para elaborar o Plano de Bairro é necessário levar em consideração a unidade ambiental habitacional, história do bairro e participação da comunidade.

A experiência de Perus foi fundamental para consolidarmos essa metodologia. A unidade ambiental de moradia consiste em criar um ambiente tranquilo e seguro para as famílias e com equipamentos públicos próximos para que todos andem à pé. Saber a história das pessoas mais velhas é fundamental para alinhavar a história de cada família e isso ajuda a identificar os espaços e a partir daí fica delimitada as unidades ambientais. E o trabalho da população juntamente com equipe técnica é importante para termos conhecimentos do que aquela região necessita, explicou Elisabeth.

Police Neto concordou com Elisabeth e destacou a importância de se pensar em ações em áreas menores para que o todo seja melhor. As unidades ambientais de moradia têm um grande volume de informações e esses dados devem estar acompanhados do histórico, declarou.

O professor Malta também sinalizou para a necessidade das pesquisas. Fazer uma pesquisa de opinião é fundamental para dar credibilidade ao processo da criação do Plano de Bairro, porque ajuda a divulgar o trabalho e também mostra a necessidade da população. Além disso, é necessário ter assembleia com uma periodicidade para que todos participem, por exemplo, uma vez por mês, disse.

Entre as principais conquistas da população com a implementação do Plano de Bairro Perus, revelou o morador César Lisboa Bastos, foram as escolas e os parques. Moro há 39 anos em nessa região e percebo o quanto foi fundamental construirmos esse planejamento. Hoje temos creches e uma área de lazer muito boa. Perus mudou para melhor, contou.

O vereador Police Neto destacou o papel do parlamentar para a concretização do Plano de Bairro. O vereador assume a tarefa de organizar socialmente os territórios e cada região vai conseguindo se desenvolver, afirmou.

O ex-vereador Claudio Prado e os subprefeitos do Ipiranga, Luiz Henrique Girardi, e o da Lapa, Ricardo Airut Pradas, também participaram do debate.

 

PROJETO DE LEI

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, no início deste mês um projeto de lei (331/2011), do vereador Police Neto, para que o Plano de Bairro de Perus seja oficializado.

Durante o debate, o parlamentar fez uma sugestão. Lanço aqui um desafio para que os 96 distritos tenham seu plano de bairro, afirmou.

(16/04/2013 – 22h)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar