Luiz França/CMSP
A nova versão do Programa de Metas 2013-2016, elaborada juntamente com a população por meio de audiências públicas, foi apresentado nesta sexta-feira (16/8) na Câmara Municipal. Durante os debates realizados no primeiro semestre, a população criticou a falta de ações voltadas para os idosos, que agora foram inseridas no plano.
De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), Leda Paulani, a meta promover e garantir a inclusão dos idosos foi acrescentada porque houve uma grande demanda apresentada pela sociedade. Esse objetivo não existia e definimos metas como a implantação de 15 Centros Dias, afirmou.
A inclusão dessa meta, sinalizou o vereador Dalton Silvano (PV), mostra o quanto é importante a participação popular. Foi uma conquista da sociedade e outras ações também foram contempladas, isso mostra o quanto é fundamental o debate, destacou o parlamentar, que é integrante da Comissão do Idoso e de Assistência Social.
Para a integrante do Grande Conselho do Idoso Maria do Socorro Alves é uma vitória da terceira idade a nova meta. Nós continuamos produzindo para o desenvolvimento da cidade e precisamos ser olhados com carinho, queremos também uma secretaria voltada para nós, disse.
Além de ações para idosos, o novo Programa de Metas incluiu ações para população em situação de rua, educação de jovens e adultos, prevenção contra violência de crianças e adolescentes e fortalecimento dos conselhos ambientais.
Debates
O Programa de Metas foi discutido com mais de seis mil pessoas durante audiências públicas realizadas no primeiro semestre. A secretaria recebeu mais de nove mil sugestões, sendo que a maioria delas veio das subprefeituras de Parelheiros, Ermelino Matarazzo e MBoi Mirim.
Apresentação
A devolutiva do Programa de Metas também será realizada em todas as subprefeituras. Veja abaixo o cronograma.
Dia 24 de agosto
9h às 12h: Casa Verde/Cachoeirinha; Freguesia/Brasilândia; Pirituba; Perus; Vila Mariana; Butantã; Lapa e Pinheiros.
15h às 18h: Ipiranga; Jabaquara; Cidade Ademar; Capela do Socorro; Campo Limpo; MBoi Mirim; Parelheiros e Santo Amaro.
Dia 31 de agosto
9h às 12h – Jaçanã/Tremembé, Penha, Santana, Aricanduva, Ermelino Matarazzo e Mooca
15h às 18h – Vila Maria/ Guilherme, Vila Prudente/Sapopemba, São Mateus, Itaim Paulista, Guaianases, São Miguel, Sé e Itaquera.
Leia Também:
Plano de Metas recebe mais de mil sugestões para área de saúde
Confira a íntegra do programa:
(16/8/2013 – 9h57 – atualizada às 11h43)