A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia se reuniu pela primeira em 2024 nesta quinta-feira (11/4). Na oportunidade, o colegiado colocou em pauta o Platum (Plano de Turismo Municipal) elaborado pela SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo).
Diretora de turismo da pasta, Viktória de Paula fez uma apresentação geral sobre o programa detalhando iniciativas que considera essenciais. “Ele é o documento que guia o trabalho e a participação da sociedade civil e do Conselho Municipal de Turismo é fundamental para consolidar o processo. A ideia é estimular certa sinergia entre todos os atores do turismo da cidade, divididos em cinco macroprogramas: propostas de promoção e integração de entidades importes, calendário estratégico que movimenta o setor, segmentação e desenvolvimento territorial, aprimoramento da experiência do turista e promoção e apoio à comercialização”.
O novo Platum, destacou Viktória de Paula, é focado em políticas públicas direcionadas ao turismo, sendo que pasta descentralizou as ações do setor. O material, válido até 2029, traz números do setor. Segundo o Observatório do Turismo, São Paulo recebeu ano passado 1,9 milhão de turistas estrangeiros, 14 milhões de turistas nacionais que ocuparam 65% dos hoteis e 57% de hostels. No total, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram gerados mais de 28 mil empregos na cidade.
Presidente da Comissão de Turismo, o vereador Rodrigo Goulart (PSD) destacou a apresentação do Platum 2024-2029 afirmando que o documento é importante para o desenvolvimento das atividades turísticas na capital paulista. “O plano do turismo municipal não pode ficar só nas letras, por isso mostramos na prática as metas atingidas. Estou satisfeito com o trabalho desenvolvido, pois o turismo aqui é uma potência”.
Rodrigo Goulart ainda comentou a entrada da cidade em eventos fora do país, pontuando a importância de divulgar a imagem de São Paulo. “As feiras internacionais são vistas como gasto, mas a cidade precisa participar, estamos mostrando o que temos a oferecer. Em breve vamos divulgar um calendário das feiras e eventos de negócios, uma grande iniciativa. Precisamos definir com velocidade, visão futura para não perder o espaço para outras cidades”.
A reunião, que pode ser vista no vídeo abaixo, contou com a presença dos vereadores Rodrigo Goulart (PSD), Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Jair Tatto (PT), Janaína Lima (PP) e Sandra Santana (MDB).