O Plano Municipal pela Primeira Infância foi apresentado na reunião desta quinta-feira (11/04) da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, na Câmara Municipal de São Paulo.
Representante da Secretaria do Governo Municipal de São Paulo, o secretário-adjunto Alexis Vargas apontou os próximos passos da implantação das metas que visam assegurar os direitos das crianças de zero a seis anos, residentes no município.
Vargas destacou a maior atenção dada pelo plano aos eixos de vulnerabilidade social, com prioridade para os 10 distritos com os piores indicadores sociais, como Capão Redondo e Brasilândia.
Para execução do plano, a prefeitura prevê a instalação de 32 comitês responsáveis pela implantação e acompanhamento da atuação do poder público, além de um comitê central de avaliação. “Serão instalados comitês regionais nas subprefeituras do município, unindo servidores e gestores de assistência social, saúde e educação, através da integração da base de dados e protocolos”, afirmou o secretário-adjunto.
De acordo com Marisa Fortunato, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, os resultados da implementação serão avaliados em trabalho conjunto com os comitês, durante a Semana da Primeira Infância, marcada para o início de agosto próximo.
Presidente da comissão, a vereadora Soninha (CIDADANIA23) pretende acompanhar o trabalho dos comitês. “A comissão quer acompanhar se as ações previstas estão sendo implantadas, se os resultados estão acontecendo e se o plano está realmente transformando a sociedade”, disse a vereadora.