Da Redação
Integrantes da Ciclocidade e a Cidadeapé — entidades que defendem a causa da mobilidade, sobretudo, no que se refere aos ciclistas e pedestres — realizaram um evento nesta segunda-feira (15/8) para marcar o lançamento da plataforma ‘mobilidadeativa.org.br’. O site foi criado para monitorar e avaliar os candidatos a prefeito e a vereador que se comprometerem com o tema.
No caso dos candidatos ao Executivo, a plataforma pretende fazer uma conexão entre a agenda de mobilidade ativa que as organizações estruturaram com aquilo que, de fato, está previsto no plano de governo e está sendo dito pelos postulantes à prefeitura.
“A gente vai fazer esse cruzamento entre o que eles estão dizendo, o que consta no plano de governo deles e o que está na nossa plataforma. Isso vai gerar uma pontuação de cada uma dessas candidaturas, gerando, portanto, uma posição no ranking. A gente vai ter, ao longo do período eleitoral, a posição de cada candidatura nesse ranking, para dizer semanalmente qual é a variação de cada candidato”, explicou Daniel Gute, diretor geral da Ciclocidade.
No caso das candidaturas proporcionais, a plataforma lançada vai disponibilizar uma carta de compromissos que poderá ou não ter a adesão dos candidatos ao Legislativo paulistano. Aqueles que aderirem vão ganhar um selo digital, ligado com a plataforma Voto Legal, do Movimento de Combate à Corrupção eleitoral. Os organizadores acreditam que o número de compromissos firmados deve ser alto.
“A gente espera que os candidatos que realmente queiram se comprometer com a Mobilidade Ativa vão em busca daquilo que a própria sociedade civil já tem acumulado e produzido sobre o tema”, disse Ana Carolina Nunes, integrante da Cidadeapé.