Nesta sexta-feira (23/3) o auditório Prestes Maia da Câmara Municipal recebeu motoristas, cobradores e trabalhadores do transporte público para falar sobre o processo de licitação dos ônibus da cidade.
A Plenária, de iniciativa da vereadora Sâmia Bonfim (PSOL), teve como objetivo discutir de que forma a licitação pode impactar no desemprego da categoria no município.
De acordo com a proposta apresentada pela Prefeitura, 25% do sistema será alterado, incluindo a extinção de 149 linhas e a mudança de outras 186, que poderão ter alterações de nome, trajeto e extensão.
Hoje os usuários do transporte coletivo já andam em carros superlotados. Se houver redução no número de ônibus fica ainda mais complicado para quem depende desse meio”, diz Marcos Antônio Coutinho, diretor executivo do Sindicato dos Condutores de São Paulo.
Segundo Coutinho, os trabalhadores não serão os únicos afetados com essas mudanças. “Nós não estamos preocupados apenas com o emprego do motorista, cobrador, fiscal ou mecânico, mas também com a população. Meus filhos também andam de transporte coletivo e a sociedade não pode ser ainda mais penalizada”.
José Inocêncio da Silva, motorista há 16 anos, conta que as reivindicações criam uma formação de luta para garantir os direitos da classe. “Eu como condutor vejo a importância dessa discussão não só pelo fato de debater a redução da frota, como também na questão da importância do cobrador dentro do transporte coletivo. Temos de lutar para a derrubada do pacote que interfere na cidade de São Paulo e em todo País”.
O presidente do PSTU, José Maria de Almeida, elogia a inciativa e aponta que a categoria tem que reforçar o tema junto à toda população do município para criar mobilizações pela cidade.
“Se a gente unir as lutas, ganhamos força para obrigar a Prefeitura recuar, manter esses ônibus em circulação e melhorar o sistema de transporte”, diz.
A vereadora Sâmia Bonfim, autora da iniciativa, afirma que uma Audiência Pública oficial, solicitada pela Casa, acontecerá o mais breve possível. “Essa interlocução com o Legislativo é muito importante. Daqui vai sair uma proposta para que a gente construa uma Audiência junto à Comissão de Transportes e à Comissão de Saúde e Trabalho para que siga esse diálogo”.