A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno de discussão, na Sessão Plenária desta terça-feira (20/8), o PL (Projeto de Lei) 574/2024. Apresentada na Casa pela Prefeitura da capital paulista, a matéria prevê adequações viárias na Avenida Aricanduva, na zona leste da cidade, para receber novo tipo de modal.
De acordo com o projeto, os ajustes são necessários para a implementação do BRT (Bus Rapid Transit) – sistema de ônibus que opera em faixas exclusivas e com a capacidade de oferecer mais rapidez no trânsito. O governo municipal destaca no texto que o corredor Aricanduva tem 13,6 quilômetros de extensão, e será uma importante via para o transporte público.
“O Corredor Aricanduva será uma peça fundamental para a rede de transporte público de São Paulo, conectando a Linha 3 do Metrô, as linhas 11 e 12 da CPTM, e o corredor metropolitano ABCD em São Mateus”, menciona o Projeto de Lei.
O PL explica ainda que a implantação do BRT exige uma série de intervenções na infraestrutura viária local para acomodar o novo modal. Segundo a iniciativa, junto com o sistema de transporte, “o projeto prevê um desenho urbano revitalizado, com a construção de ciclovias e readequação dos passeios, atendendo as mais recentes normas de acessibilidade urbana”.
O Projeto de Lei foi aprovado de forma simbólica, ou seja, sem votação nominal dos vereadores no painel eletrônico do Plenário 1° de Maio. Agora, a proposta segue em tramitação na Casa até retornar à pauta dos parlamentares para a segunda e definitiva fase de discussão.
O 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador João Jorge (MDB), tem utilizado a tribuna do Plenário ao longo dos últimos meses para falar sobre o BRT. Em sessões anteriores, o parlamentar tem reiterado a importância do modal para a cidade.
“O BRT Radial Leste vai ligar o terminal Parque D. Pedro até Guaianases, mas em uma primeira etapa vai até Itaquera”, disse ele. “Certamente isso vai aliviar muito o trânsito da Radial Leste e o Metrô Linha 3-Vermelha”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (27/8) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje.