pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Plenário retoma debates no 2° dia de sessão; confira os principais destaques desta quarta

Por: MARCO CALEJO
DA REDAÇÃO

5 de fevereiro de 2025 - 19:20
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

A segunda Sessão Plenária deste ano, realizada na tarde desta quarta-feira (5/2), novamente abriu espaço para os debates. Seguindo uma ordem preestabelecida, os vereadores tiveram até cinco minutos de fala no pequeno expediente e 15 minutos no grande expediente. O Plenário também garantiu comunicados de liderança e promoveu a Tribuna Livre.

Diferentes temas foram tratados na sessão desta quarta. O líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (MDB), destacou a importância da Câmara Municipal de São Paulo para a cidade e a responsabilidade de cada parlamentar para melhorar a vida da população.

“Cada vez mais lutar por uma cidade muito mais humana, com mais oportunidades, com moradia, assistência social digna a todos os cidadãos paulistanos e saúde, que temos avançado bastante”, disse Riva.

Ainda sobre a relevância do trabalho da Casa, o vereador Gilberto Nascimento (PL) considera fundamental que o Parlamento paulistano preze pelo diálogo. “Independentemente das ideias, independentemente dos propósitos que temos para a cidade de São Paulo. Mesmo que distintos, que possamos ter uma boa convivência, uma abertura para o diálogo”.

A vereadora Edir Sales (PSD) também aproveitou o espaço para discursar. Ela falou do setor da saúde, que tem promovido melhorias em diferentes regiões da capital paulista. “Iniciamos no ano passado as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, na Vila Prudente (zona leste), a UPA 24h, em Sapopemba (zona leste) e também a reforma do hospital do Jardim Iva (zona leste), que tinha 60 leitos e agora está passando para 250 leitos”.

Já a vereadora Janaina Paschoal (PP) subiu à tribuna em duas oportunidades. Em uma delas, a parlamentar compartilhou com os demais parlamentares que apresentou um Projeto de Lei na Casa para capacitar cuidadores de idosos. De acordo com Janaina, o texto protocolado prevê todos os requisitos para organizar a iniciativa, como carga horária, remuneração e critérios para participar da capacitação.

“O projeto que apresentei ontem vai dar às famílias mais humildes condições de lidar com essa nova realidade. A filha, o filho, o neto não precisarão abandonar os empregos, abandonar os estudos para cuidar bem do seu idoso dentro de casa”, falou Janaina Paschoal.

Outra parlamentar que aproveitou o espaço de fala foi a vereadora Keit Lima (PSOL). Integrante de movimentos sociais e de lutas coletivas, Keit pediu mais atenção aos territórios periféricos da cidade de São Paulo e às pessoas que estão em vulnerabilidade social. “Estamos assistindo a um aumento absurdo da população de rua, que triplicou nos últimos quatro anos. Mesmo com o maior orçamento do país, temos mais de 50% dos habitantes enfrentando algum nível de insegurança alimentar”.

A segurança foi um dos temas da sessão desta quarta-feira. O assunto esteve na pauta de debate do vereador Kenji Palumbo (PODE), que ressaltou o Programa Smart Sampa. A iniciativa conta com aproximadamente 20 mil câmeras para monitorar diversas áreas da cidade. “Isso é um ganho para a população da cidade de São Paulo. Há anos, a segurança da capital estava precária e hoje conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel”.

O vereador Dheison Silva (PT) também utilizou a tribuna para discursar. Entre os assuntos, ele observou a necessidade de rever o orçamento destinado à periferia da cidade. “Precisamos incluir a periferia da cidade no orçamento da capital paulista. Se estamos sofrendo com as questões das enchentes, muito tem a ver com a redução do orçamento que temos para as questões ambientais”.

A vereadora Pastora Sandra Alves (UNIÃO)  discursou pela primeira vez no Plenário. A Pastora Sandra Alves reafirmou os compromissos que irá honrar como parlamentar, incluindo a defesa de políticas públicas para proteger as mulheres. “Uma das causas mais urgentes do nosso tempo é a luta contra a violência doméstica, as mulheres que sofrem agressões físicas, emocionais e psicológicas”.

“Também estou aqui para lutar pelo povo preto, para assegurar que as desigualdades históricas sejam combatidas com políticas efetivas. O racismo estrutural precisa ser enfrentado de maneira firme e constante”, completou a vereadora.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quinta-feira (6/2), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária de hoje.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar