pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Plenário: temas vão de coleta seletiva a vagas em cemitérios

6 de setembro de 2012 - 20:14

Categorias

RenattodSousa

O Projeto de Lei (PL) 118/2011 pretende obrigar que qualquer nova edificação na cidade tenha instalado um triturador doméstico de alimentos e lixo. A medida, segundo o autor da proposta vereador David Soares (PSD), serve para tirar parte do atraso de São Paulo e do país no tema.

Países desenvolvidos trituram até 85% de seu lixo e São Paulo, pouco mais de 1%, calcula o vereador, que defendeu seu projeto durante a sessão da Câmara Municipal nesta quinta. Soares citou como exemplo de boa prática a Coréia do Sul. O país estendeu a responsabilidade da reciclagem também para componentes eletrônicos.

De acordo com a sugestão de David Soares, a coleta seletiva poderia funcionar com um sistema de créditos, semelhante ao da Nota Fiscal Eletrônica. Quanto maior o volume da reciclagem, mais as pessoas ganhariam em pontos e dinheiro, projeta o vereador.

CEMITÉRIOS
Na mesma sessão, o vereador Zelão (PT) cobrou da Superintendência do Serviço Funerário Municipal maior atenção com os veículos que realizam o transporte do féretro para sepultamento. Fiz uma blitz há alguns meses e descobri que os corpos estavam sendo levados dentro de Kombis, o que também prejudica a saúde dos motoristas, criticou.

O parlamentar comentou que estão sendo realizados menos enterros no Cemitério da Saudade e há restrição de vagas para as famílias de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e região. Em 2011, foram 366 sepultamentos, e até abril de 2012, 172, disse, pedindo liberação de vagas. Segundo ele, o mesmo acontece nos cemitérios do Lajeado, em Guaianases, do Campo Grande, na Vila Sônia, e no da Vila Formosa, na zona Leste.

Ao final da sessão, o vereador Gilberto Natalini (PV), que é vice-presidente da Comissão da Verdade Vladimir Herzog, instaurada dentro da Câmara Municipal, anunciou que pretende convocar Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-CODI e primeiro militar a ser reconhecido, pela Justiça como torturador durante a ditadura, para depor.

Fui torturado por esse senhor em 1972. Quem quer ouvir a verdade agora somos nós, afirmou o vereador, que lembrou a parceria feita recentemente com a Comissão Nacional da Verdade que permite a ambas convocar depoentes chamados pela outra instância.

(6/9/2012 – 20h10)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar