A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou, em reunião nesta quarta-feira (22/5), a redação final do PL (Projeto de Lei) 236/2023 que altera a denominação da Praça da Paz, no Parque Ibirapuera, para “Praça da Paz – Rita Lee”. O projeto foi aprovado em segunda discussão na Sessão Plenária desta terça.
A proposta inicial, de autoria da vereadora Luna Zarattini (PT) e coautoria dos vereadores Milton Leite (UNIÃO), Manoel Del Rio (PT) e Janaína Lima (PP), sugeria a alteração do nome do próprio parque em homenagem à memória da “Rainha do rock brasileiro”. No entanto, atendendo a uma emenda protocolada, o texto final definiu a mudança apenas para a praça interna que, agora, receberá o nome da cantora, falecida no ano passado.
A escolha do Parque Ibirapuera como foco da homenagem se deu pela relação de Rita Lee com a área. Em uma autobiografia publicada em 2016, por exemplo, a artista mencionou que frequentemente visitava o Ibirapuera, estabelecendo forte ligação de afeto com o local, que inclusive foi escolhido para seu velório.
O Ibirapuera também aparece ao longo da obra de Rita Lee. Em “Vírus do Amor”, canção de 1985, ele é citado nos versos “Bizarros casais/ Restos mortais do Ibirapuera”; o parque também estampa a capa do terceiro álbum da cantora com a banda Tutti Frutti, “Entradas e Bandeiras”, de 1976; e ainda surge na música “As Mina de Sampa”, lançada em 2003, nos versos “As mina de Sampa são branquelas que só elas / Pudera! / Praia de paulista é o Ibirapuera”.
Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB). A reunião desta quarta foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), e contou com a participação dos vereadores Fabio Riva (MDB), Arselino Tatto (PT) e Rodrigo Goulart (PSD).
A íntegra da reunião pode ser conferida no vídeo abaixo: