O presidente da comissão, Andrea Matarazzo (acima), não quer ciclovia no canteiro central da Paulista. Foto: Luiz França / CMSP
Na reunião desta quarta-feira (10/9), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente decidiu realizar uma audiência pública para debater a implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade de São Paulo. A reunião ainda não tem data marcada, mas devem ser convidados a participar representantes das secretarias de Transportes e do Verde e Meio Ambiente.
Desde o início do ano, a cidade ganhou 58,3 Km de ciclovias, e a meta da prefeitura é criar uma malha cicloviária de 400 km até o fim de 2016. Na opinião do vereador José Police Neto (PSD), apesar de atender um anseio dos cicloativistas, em muitos casos as ciclofaixas têm sido implantadas sem garantir a segurança do ciclista e sem uma discussão mais ampla com a sociedade. Em muitos locais onde as faixas segregadas foram criadas, moradores e comerciantes locais reclamam da redução das vagas para o estacionamento de veículos.
“É ótimo, se tivesse um bom planejamento, que dialogasse com as distritais da Associação Comercial. Se você vai tirar uma faixa que o comércio queria, você oferece ruas perpendiculares que vão ter estacionamento em 45 graus, e aí você compensa.Você oferece ao comerciante paraciclos, para que o ciclista estacione a bicicleta para fazer o consumo ali”, comentou Police.
Outro assunto que deve ser debatido na audiência é o plano de criar uma ciclovia no canteiro central da avenida Paulista. “No meu entender, existem problemas de segurança, uma série de questões para saber se a melhor opção é essa”, ponderou Nabil Bonduki (PT).
De acordo com a prefeitura, o canteiro central da avenida será alargado cerca de 25 centímetros de cada lado, para facilitar a passagem de bicicletas nos dois sentidos, e as oito faixas de rolamento da via serão mantidas.
A proposta do Executivo é criticada pelo presidente da comissão, Andrea Matarazzo (PSDB). Para o Tucano, alterar o canteiro central pode descaracterizar a avenida.
“Se quer fazer ciclovia, desde que o projeto mostre a importância e a necessidade de uma ciclovia lá, deve-se fazer nas faixas de rolamento, adequando as ruas paralelas, a alameda Santos e a rua São Carlos do Pinhal. Que tire o estacionamento dos automóveis, recapeie aquelas vias, de forma a fluir melhor o tráfego naquelas vias”, sugeriu Matarazzo.
(10/09/2014 – 15h13)