Mozart Gomes / CMSP
A arborização de São Paulo foi tema de debate na reunião ordinária da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente nesta quarta-feira. O assunto foi levantado pelo vereador Juscelino Gadelha (sem partido), que pediu esclarecimento sobre o desmatamento de uma área no bairro do Imirim, zona Norte da Capital, promovido por uma empresa local.
De acordo com o requerimento encaminhado pelo vereador e aprovado pela Comissão, um espaço que seria transformado em parque foi desmatado com a derrubada de várias árvores para a construção de uma concessionária naquela região.
Segundo Gadelha, o que ocorreu no Imirim é recorrente em toda a cidade. Ele explicou que as construtoras realizam o desmatamento e um plantio de quantidade equivalente de árvores em outro local, como prevê a Legislação. Entretanto, não há acompanhamento das mudas, logo muitas morrem antes de se tornarem árvores adultas.
Não existe nenhum controle dessas árvores depois do plantio. Menos de 10% das novas mudas vingam, esclareceu o vereador.
(01/06/2011 15h17)