pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Políticas para imigrantes e a mulher que combateu pela primeira vez os crimes da Ditadura, na nova edição da Apartes

Por: - DA REDAÇÃO

23 de outubro de 2017 - 11:47

Categorias

A nova edição da Revista Apartes destaca as políticas públicas que a Câmara Municipal de São Paulo desenvolve para acolher imigrantes e refugiados, na capital paulista. Segundo levantamento da reportagem, feito com base em números da Polícia Federal, atualmente 400 mil pessoas de outras nacionalidades vivem no Município.

Neste número, há clandestinos, refugiados políticos, vítimas de perseguição religiosas e conflitos armados, fugitivos de violência generalizada e pessoas que tiveram os direitos humanos violados. Após o sofrimento nos países de origem, esses imigrantes ainda sofrem com o preconceito, o racismo e a falta de conhecimento sobre o tema de alguns paulistanos.

A matéria ainda destaca a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que apurou a situação dessas pessoas na cidade de São Paulo.

Também nessa nova edição, a revista aborda a baixa qualidade do ar de São Paulo que mata 5 mil pessoas por ano, em decorrência de doenças respiratórias. A publicação ainda traz um perfil da ex-vereadora Tereza Lajolo, conhecida como “Pimentinha” da Brasilândia. Foi ela quem abriu a primeira investigação contra crimes da Ditadura Militar brasileira, ao investigar uma vala comum cheia de corpos de vítimas do Governo de Exceção.

A Apartes também ensina através de um infográfico como nasce uma Lei na Câmara dos Vereadores em todas as etapas, passando pelas Comissões, aprovação em Plenário e sanção do Executivo. A revista também traz uma matéria sobre a transparência governamental com plataformas digitais.

A revista é gratuita. Acesse aqui e confira as reportagens na íntegra.  Para recebê-la em casa, basta preencher esse formulário.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar