A Comissão de Estudos sobre Políticas Públicas de Inovação e Tecnologia foi instalada nesta quinta-feira (22/6) na Câmara Municipal de São Paulo para buscar novas oportunidades de negócios e geração de emprego na capital paulista.
De acordo com o Índice Global de Inovação, mesmo sendo a maior economia da América Latina e do Caribe, o Brasil ocupa apenas a 7ª posição no ranking regional com 18 países. O Chile é a nação mais inovadora da região.
A falta de políticas públicas estruturadas em São Paulo para explorar as potencialidades das áreas de inovação e tecnologia é o que motivou a vereadora Aline Cardoso (PSDB) a propor a criação dessa Comissão. “Sabemos que muitas empresas vão buscar desenvolvedores em outros países e precisamos propor iniciativas que apoiem e estimulem os empreendedores”, disse.
A tucana – eleita para ser presidente da Comissão – contou que deverá discutir o assunto com especialistas e empresários e a sociedade civil. “Vamos ouvir os envolvidos dos setores público e privado para refletir e pensar em políticas públicas voltadas para tecnologia e inovação”, afirmou.
Para a presidente da Comissão, uma das metas é aproximar a Câmara da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. “A pasta é muito importante para os nossos trabalhos”, afirmou.
Os autores do livro “Políticas de Incentivo à Inovação Tecnológica”, João Alberto De Negri e Luis Claudio Kubota, afirmam que é necessária uma maior “integração das instituições governamentais, bem como maior ousadia do Estado no objetivo de alavancar o esforço tecnológico do setor produtivo”.