Nesta segunda-feira (14) foi realizada uma audiência pública para discutir a construção de uma ponte ligando a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães à Marginal Tietê, uma demanda antiga dos moradores do bairro de Pirituba. Na reunião, os moradores receberam promessas de que o projeto será incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município e de que a Prefeitura irá elaborar um projeto básico para a obra.
A reunião, realizada na sede da Associação Comercial de São Paulo/Distrital Noroeste, foi convocada pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal e presidida pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB).
A obra ajudará a reduzir o impacto negativo sobre o tráfego causado por uma série de obras na região, como as da Expo-SP, projetado para ser o maior parque de eventos da América Latina. Há também a construção do trecho norte do Rodoanel, cuja principal ligação com a zona Norte da cidade será com a avenida Raimundo Pereira de Magalhães.
Durante o encontro, Eliseu Gabriel se comprometeu a trabalhar pela inclusão do projeto da obra na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013. Vou tentar colocar uma rubrica na LDO e ver se, até o fim do ano, a gente consegue recurso pelo menos para o projeto, o que eu acho que já é um avanço, afirmou o parlamentar. Em uma audiência pública anterior, o vereador Francisco Chagas (PT) também havia se comprometido a incluir a obra no orçamento.
A diretora de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Antônia Guglielmi, disse que a pasta irá começar a planejar a nova ponte. Ela afirmou que irá verificar se já existe um estudo funcional ou um projeto básico para a obra e, caso ainda não tenha sido dado algum desses passos, irá iniciá-los.
A gente vai entender o tamanho do problema, entender quanto precisa de dinheiro para encaminhar essa demanda para a Câmara, para que então isso entre na LDO, disse a engenheira.
O Movimento Ponte de Pirituba Já defende que a ponte seja construída em contrapartida à licença de funcionamento do Shopping Tietê Plaza, que está sendo erguido na esquina da Raimundo Pereira de Magalhães com a Marginal. A inauguração do empreendimento está prevista para 2013.
O pacote de contrapartidas exigido pela Prefeitura não prevê grandes obras, apenas investimentos na adoção de nova sinalização, alargamento de vias, recuperação de pavimento e instalação de câmeras de monitoramento, além de painéis de mensagens variáveis.
A Cyrela, empresa por trás do Tietê Plaza, foi representada por seu diretor de shoppings, José Roberto Voso. O executivo disse que a empresa irá cumprir todas as exigências feitas pela Prefeitura e se colocou à disposição para debater com a comunidade do entorno.
Também compareceram ao encontro o subprefeito de Pirituba, coronel Márcio de Campos Verde, a ex-vereadora Lídia Corrêa e um representante da Companhia de Engenharia de Tráfego, João Antônio Félix Filho.
(14/05/2012 21h40)